Nem a vaga de frio que afectou diversos voos para Las Vegas oriundos de países do hemisfério norte arrefeceu o interesse de milhares de profissionais que convergiram este ano à Consumer Electronic Show (CES), a maior feira de electrónica de consumo e informática da actualidade.
Uma avalanche de novos produtos, hóteis com forte ocupação e pavilhões da feira repletos de uma multidão, ávida de conhecer as últimas novidades tecnológicas, são os indicadores evidentes da retoma de um clima positivo.
Também a maioria das empresas do sector reportaram que os negócios estão a recuperar de pois de um ano de 2009 em que a recessão económica não poupou ninguém. Segundo a Associação de Eletronica de Consumo, que organiza este certame de Las Vegas, o sector este ano deverá crescer 0,3%, quando no ano passado tinha caído 2%. "Em comparação com o ano passado, nota-se que há mais pessoas e mais entusiasmo", afirmou um assistente do muito concorrido pavilhão da Sony.
Protagonismo da televisão 3DMas não terá sido apenas a economia a ajudar ao restabelecimento de um clima mais optimista. Também surgiram algumas novidades tecnológicas que estão a entusiasmar os consumidores. A mais quente e que mais está a captar as atenções é provavelmente a televisão em três dimensões (3D), muito embora existam alguns observadores que pensem que estamos perante o clássico problema do ovo e da galinha: ainda há poucos conteúdos 3D que atraiam muitos consumidores e os produtores de conteúdos não avançam para este formato por falta de público.
Seja como for, o certo é que os grandes fabricantes de televisores estão a apostar forte nesta nova fronteira do audiovisual. Estima-se que este ano sejam vendidos 2,2 milhões de televisores 3D e que em 25% dos equipamentos vendidos em 2013 já incorporem esta capacidade.
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